quinta-feira, 18 de julho de 2013

VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM, SIGNIFICATIVA.

VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM, SIGNIFICATIVA.

No mês seguinte, foi feito o último e derradeiro teste, com o objetivo de saber se os conhecimentos adquiridos eram significativos, ou seja, se perduram e se perdurariam durante a vida do aluno. Devido ao tempo necessário para a realização deste trabalho, este tempo foi curto, aproximadamente um (1) mês, entretanto fiz o teste e os resultados estão representados na tabela abaixo:
Questão
A
B
C
D
E
ACERTOS
1
5
2
15(X)
18
______
37,50%
2
9(X)
7
8
16
______
22,5%
3
23
2
10
5(X)
______
12,5%
4
32
4
3
1(X)
______
2,5%
5
1
0
36(X)
3
______
90%
6
7
28(X)
2
2
1
70%
7
21(X)
5
6
1
17
52,5%
8
8
3
5
23(X)
______
57,5%
9
4
14
3
4
15(X)
37,5%
10
29
11
1(X)
______
______
2,5%
11
19(X)
5
16
______
______
47,5%
12
12
20
7(X)
1
______
17,5%
13
5
12
13(X)
4
1
32,5%
14
1(X)
12
4
23
______
2,5%
15
1(X)
27
12
______
______
2,5%

Analisando os resultados, é possível verificar que somente após um mês os resultados reduziram a aproximadamente aos mesmos valores dos obtidos antes das aulas, ou seja, os alunos tiveram desta vez uma média de 4,6, isto é bem próximo do primeiro teste e muito abaixo do segundo teste. Se analisarmos algumas questões poderemos ver estes resultados mais detalhadamente. Na questão dois, por exemplo, no primeiro teste ocorreu dez (10) acertos, no segundo teste na mesma questão ocorreram vinte e três (23) acertos e no terceiro teste tivemos (9) acertos, isto prova que o aluno voltou aos mesmos níveis anteriores. Ocorreram também algumas anomalias como na questão três. No primeiro teste ocorreram nove (9) acertos, no segundo teste ocorreu catorze (14) aceitos e no terceiro cinco (5) acertos, ou seja, se compararmos o terceiro teste com o primeiro teste, levando-se em consideração somente está questão teremos a impressão que após os primeiros momentos onde o aluno para de estudar o assunto o seu conhecimento sobre o assunto sofre uma queda vertiginosa. Entretanto tirando-se as anomalias é possível perceber que no geral existe uma tendência dos alunos aprenderem melhor com aulas que levem em consideração o confronto de conceitos alternativos com conceitos científicos, entretanto esta aprendizagem não é duradoura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário