segunda-feira, 15 de julho de 2013

ANALISE DAS QUESTÕES COM OS ALUNOS

ANALISE DAS QUESTÕES COM OS ALUNOS


Com o interesse de descobrir, o porquê dos alunos conseguirem resolver alguns testes e fracassarem em outros que envolvam os mesmos conceitos, resolvi fazer algumas entrevistas para entender melhor a dificuldade deste aluno.
Com relação a questão 1; quando se conversa com o aluno é possível convencer a ele. E desta forma ele aceita a resposta, mas notei que ele estava mais interessado em me dar a resposta que eu queria, do que a resposta que ele achava que era certo, desta forma, após aceitar a resposta da primeira ele é capaz de responder a segunda. Na terceira e quarta questões o aluno dificilmente erra, quando relaciona a questão ao seu dia, nestas questões alguns alunos me lembraram de que era possível observar luz de velas em procissões a uma distância muito superior a descrita. Com relação às questões cinco, seis, sete, oito e nove é possível notar que o conceito de raio de luz não foi muito bem fundamentados, desta forma ele consegue entender alguns problemas e resolver dando respostas convincentes e outros encontram grande dificuldade, a maioria das dificuldades esta relacionada a trajetória da luz para muitos ao encontrar um obstáculo, o raio de luz é capaz de fazer uma curva e iluminar atrás do obstáculo, desta forma as vezes ele usa este conceito e em outras oportunidades o conceito que a luz se propaga em linha reta, ou seja, o conceito cientifico e o espontâneo começam a conviver.
Com relação a questão dez, notou-se que o aluno sentia muita dificuldade de resolver a questão por nunca ter observado um espelho de uma forma cientifica, ou seja, são coisas que vemos no nosso dia a dia e não procuramos entender profundamente.
As questões onze, doze, treze, catorze e quinze são questões que também envolvem espelhos, mas a principal dificuldade encontrada pelos alunos continua sendo em relação ao raio de luz, mas é importante salientar que a dificuldade de entender algumas palavras como, obliquamente e retilíneo entre outras dificulta a resolução dos problemas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário