sexta-feira, 5 de julho de 2013

RESULTADOS DOS TESTES


RESULTADOS DOS TESTES
O teste aplicado é composto de quinze questões de múltipla escolha como descrito no na postagem anterior. O teste possui um número de alternativa variada com as respostas mais comuns apresentadas por alunos do ensino médio. O teste foi aplicado na primeira semana de setembro de 2012 em estudantes de 2º grau. Com alunos que já haviam estudado óptica. O grupo é formado por uma turma de 40 alunos da E.E Toufic Joulian, Carapicuíba- SP. Com o objetivo de uma melhor analise do teste considerei, 1 (um) para a resposta correta e (0) zero para a resposta errada. Desta forma montei a seguinte tabela:
Questão
A
B
C
D
E
ACERTOS
1
3
0
15(X)
22
______
37,50%
2
10(X)
5
12
13
______
25%
3
13
10
8
9(X)
______
22,5%
4
25
10
3
2(X)
______
5%
5
1
4
27(X)
8
______
67,5%
6
7
22(X)
4
7
1
55%
7
9(X)
4
13
7
7
22,5%
8
12
4
3
21(X)
______
30%
9
12
6
12
3
7(X)
17,5%
10
23
14
3(X)
______
______
7,55%
11
7(X)
11
22
______
______
17,5%
12
15
10
10(X)
5
______
25%
13
13
5
17(X)
4
1
42,5%
14
4(X)
17
6
13
______
10%
15
1(X)
29
13
______
______
2,5%

 
As respostas com um (X) são as consideradas certas, assim, pode-se notar nesta primeira avaliação, que o aluno que tem uma formação tradicional  não consegue desenvolver os conceitos científicos, fica claro também,  que ele apresenta grande dificuldade, em entender alguns conceitos como os ligados ao movimento retilíneo da luz a refração e também a reflexão. Outro fator interessante, sobre o teste, é o fato do aluno se sair bem em testes que envolvam alguns conceitos de óptica e outros testes que envolvam os mesmos conceitos ele não se sair tão bem como no anterior, isto me leva a concluir que ele considera muito a intuição para resolver alguns problemas.
O resultado final desta primeira etapa do teste está entre o esperado, tendo uma média de 4,15 ou seja, apesar de haverem algumas distorções os resultados são muito parecidos com os encontrados no caderno catarinense, desta forma os alunos apresentaram dificuldade em conceitos como: a maneira como se explica a visão, usando o conceito errôneo de raios visuais; que a distância atingida pela luz depende da intensidade; a dificuldade de entender que a luz se propaga em linha reta e a dificuldade de lidar com a parte geométrica da luz, a concepção de que a luz não é necessária para enxergarmos. E para enxergarmos é necessário sair raios de luz olhos.
Depois de realizar o primeiro teste e verificar que apesar dos alunos terem estudado óptica e os principais conceitos envolvidos, continuam apresentando algumas deficiências relativas aos conceitos alternativos.


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