quinta-feira, 11 de julho de 2013

TESTES APÓS AS AULAS

RESULTADOS DOS TESTES APÓS AS AULAS
Após as aulas foram aplicados um segundo teste com a mesma sala, sendo uma sala tão grande, não é possível exigir que a frequência seja total, desta forma para os alunos faltosos, que foram cinco, foi oferecido uma prova em dia, alternativo. Importante salientar que; após o primeiro teste não foi fornecido a resposta dos testes, de tal maneira que apesar deles saberem as perguntas, as quais eles poderiam pensar melhor sobre os assunto, eles não conheciam as respostas, outro fator importante é que está segunda prova foi aplicada um mês após o primeiro teste. O segundo teste apresentou os seguintes resultados.
Questão
A
B
C
D
E
ACERTOS
1
0
2
17(X)
21
______
42,50%
2
23(X)
6
6
5
______
57,5%
3
12
6
8
14(X)
______
35,5%
4
29
4
5
1(X)
______
2,5%
5
0
4
32(X)
3
______
80%
6
2
35(X)
2
1
0
87,5%
7
23(X)
3
13
0
1
57,5%
8
8
3
5
23(X)
______
57,5%
9
6
3
8
4
19(X)
47,5%
10
24
12
4(X)
______
______
10%
11
13(X)
4
23
______
______
32,5%
12
11
21
8(X)
0
______
20%
13
8
6
25(X)
0
1
62,5%
14
4(X)
19
1
16
______
10%
15
8(X)
27
5
______
______
20%

Calculando a média geral da sala, o valor encontrado é de 7,475. Este resultado é excelente se comparado com o primeiro teste onde a média ficou em 4,15, o resultado quase chega a dobrar, entretanto ainda continua abaixo do esperado, já que isto representa que a média da sala é de aproximadamente 50%. Este teste também apresenta alguns fatos interessantes. Nas questões um (1) e dois (2) o conceito para resolver é o mesmo, entretanto no primeiro teste quinze (15) acertaram a questão 1 e 10 acertaram a questão 2, e o mais incrível é que no segundo teste dezessete (17) alunos acertaram a questão 1 e 23 acertaram a questão 2, ou seja duas questões que poderiam ser resolvidas da mesma maneira, obteve-se melhorias diferentes. Fica claro também, que somente com estas três aulas o aluno não é capaz de aprender alguns conceitos, como os referentes as questões 8 e 9, no primeiro teste os alunos acertaram vinte e um (21) e sete (7) respectivamente e no segundo teste eles acertaram vinte e três (23) e nove (9) respectivamente, um aumento insignificante. Estas duas questões 8 e 9 também fazem parte de um outro fato interessante, comparando as questões 5,6,7 e 8 encontramos números de acertos muito acima da média, isto se explica por quê todas elas poderão ser resolvidas pelo mesmo método, ou seja, considerando o objeto e a fonte de luz pontuais, entretanto a questão 9 já não pode ser resolvida desta maneia, e desta forma a porcentagem de acertos cai espantosamente, ou seja, o conceito que envolve trajetória do raio de luz apresenta grande dificuldade para os alunos e somente estas aulas não foram capaz de sanar o problema.
Os resultados não foram os esperados após as aulas, onde os alunos deveriam confrontar, as suas ideias com os conceitos científicos. Entretanto ocorreu uma grande melhoria a qual não podemos desprezar. Entretanto a anomalia que apresentei acima, não poderia ficar sem uma resposta, com o intuito de encontrar a resposta para estas questões resolvi fazer uma entrevista com dois alunos e o resultado e conclusão para as minhas duvidas.






2 comentários:

  1. Nossa professor muito bom mesmo.Não sabiamos que o senhor utiliza os seus próprios alunos como cobaias de suas análises, porém, técnicas científicas não restringem às éticas profissionais.Mas foi uma excelente análise.Principalmente a evolução científica retrógrada dos alunos.
    Não conseguimos entender como as pessoas esquecem tão rapidamente.Nós já sabiamos que existiam pesquisas que apontavam dificuldades em Física mas não pensava que os alunos esquecessem tão rapidamente.
    Ass: Ismael e Israel Garcia

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