VERIFICAÇÃO
DA APRENDIZAGEM, SIGNIFICATIVA.
No mês seguinte, foi feito o último e derradeiro teste, com o objetivo de
saber se os conhecimentos adquiridos eram significativos, ou seja, se perduram
e se perdurariam durante a vida do aluno. Devido ao tempo necessário para a
realização deste trabalho, este tempo foi curto, aproximadamente um (1) mês, entretanto
fiz o teste e os resultados estão representados na tabela abaixo:
Questão
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
ACERTOS
|
1
|
5
|
2
|
15(X)
|
18
|
______
|
37,50%
|
2
|
9(X)
|
7
|
8
|
16
|
______
|
22,5%
|
3
|
23
|
2
|
10
|
5(X)
|
______
|
12,5%
|
4
|
32
|
4
|
3
|
1(X)
|
______
|
2,5%
|
5
|
1
|
0
|
36(X)
|
3
|
______
|
90%
|
6
|
7
|
28(X)
|
2
|
2
|
1
|
70%
|
7
|
21(X)
|
5
|
6
|
1
|
17
|
52,5%
|
8
|
8
|
3
|
5
|
23(X)
|
______
|
57,5%
|
9
|
4
|
14
|
3
|
4
|
15(X)
|
37,5%
|
10
|
29
|
11
|
1(X)
|
______
|
______
|
2,5%
|
11
|
19(X)
|
5
|
16
|
______
|
______
|
47,5%
|
12
|
12
|
20
|
7(X)
|
1
|
______
|
17,5%
|
13
|
5
|
12
|
13(X)
|
4
|
1
|
32,5%
|
14
|
1(X)
|
12
|
4
|
23
|
______
|
2,5%
|
15
|
1(X)
|
27
|
12
|
______
|
______
|
2,5%
|
Analisando
os resultados, é possível verificar que somente após um mês os resultados
reduziram a aproximadamente aos mesmos valores dos obtidos antes das aulas, ou
seja, os alunos tiveram desta vez uma média de 4,6, isto é bem próximo do
primeiro teste e muito abaixo do segundo teste. Se analisarmos algumas questões
poderemos ver estes resultados mais detalhadamente. Na questão dois, por
exemplo, no primeiro teste ocorreu dez (10) acertos, no segundo teste na mesma
questão ocorreram vinte e três (23) acertos e no terceiro teste tivemos (9)
acertos, isto prova que o aluno voltou aos mesmos níveis anteriores. Ocorreram
também algumas anomalias como na questão três. No primeiro teste ocorreram nove
(9) acertos, no segundo teste ocorreu catorze (14) aceitos e no terceiro cinco
(5) acertos, ou seja, se compararmos o terceiro teste com o primeiro teste,
levando-se em consideração somente está questão teremos a impressão que após os
primeiros momentos onde o aluno para de estudar o assunto o seu conhecimento
sobre o assunto sofre uma queda vertiginosa. Entretanto tirando-se as anomalias
é possível perceber que no geral existe uma tendência dos alunos aprenderem
melhor com aulas que levem em consideração o confronto de conceitos
alternativos com conceitos científicos, entretanto esta aprendizagem não é
duradoura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário