Com
o interesse de descobrir, o porquê dos alunos conseguirem resolver alguns
testes e fracassarem em outros que envolvam os mesmos conceitos, resolvi fazer
algumas entrevistas para entender melhor a dificuldade deste aluno.
Com
relação a questão 1; quando se conversa com o aluno é possível convencer a ele.
E desta forma ele aceita a resposta, mas notei que ele estava mais interessado
em me dar a resposta que eu queria, do que a resposta que ele achava que era
certo, desta forma, após aceitar a resposta da primeira ele é capaz de
responder a segunda. Na terceira e quarta questões o aluno dificilmente erra,
quando relaciona a questão ao seu dia, nestas questões alguns alunos me
lembraram de que era possível observar luz de velas em procissões a uma distância
muito superior a descrita. Com relação às questões cinco, seis, sete, oito e
nove é possível notar que o conceito de raio de luz não foi muito bem
fundamentados, desta forma ele consegue entender alguns problemas e resolver
dando respostas convincentes e outros encontram grande dificuldade, a maioria
das dificuldades esta relacionada a trajetória da luz para muitos ao encontrar
um obstáculo, o raio de luz é capaz de fazer uma curva e iluminar atrás do
obstáculo, desta forma as vezes ele usa este conceito e em outras oportunidades
o conceito que a luz se propaga em linha reta, ou seja, o conceito cientifico e
o espontâneo começam a conviver.
Com
relação a questão dez, notou-se que o aluno sentia muita dificuldade de
resolver a questão por nunca ter observado um espelho de uma forma cientifica,
ou seja, são coisas que vemos no nosso dia a dia e não procuramos entender
profundamente.
As
questões onze, doze, treze, catorze e quinze são questões que também envolvem
espelhos, mas a principal dificuldade encontrada pelos alunos continua sendo em
relação ao raio de luz, mas é importante salientar que a dificuldade de
entender algumas palavras como, obliquamente e retilíneo entre outras dificulta
a resolução dos problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário