RESULTADOS
DOS TESTES APÓS AS AULAS
Após
as aulas foram aplicados um segundo teste com a mesma sala, sendo uma sala tão
grande, não é possível exigir que a frequência seja total, desta forma para os
alunos faltosos, que foram cinco, foi oferecido uma prova em dia, alternativo.
Importante salientar que; após o primeiro teste não foi fornecido a resposta
dos testes, de tal maneira que apesar deles saberem as perguntas, as quais eles
poderiam pensar melhor sobre os assunto, eles não conheciam as respostas, outro
fator importante é que está segunda prova foi aplicada um mês após o primeiro teste. O segundo teste apresentou
os seguintes resultados.
Questão
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
ACERTOS
|
1
|
0
|
2
|
17(X)
|
21
|
______
|
42,50%
|
2
|
23(X)
|
6
|
6
|
5
|
______
|
57,5%
|
3
|
12
|
6
|
8
|
14(X)
|
______
|
35,5%
|
4
|
29
|
4
|
5
|
1(X)
|
______
|
2,5%
|
5
|
0
|
4
|
32(X)
|
3
|
______
|
80%
|
6
|
2
|
35(X)
|
2
|
1
|
0
|
87,5%
|
7
|
23(X)
|
3
|
13
|
0
|
1
|
57,5%
|
8
|
8
|
3
|
5
|
23(X)
|
______
|
57,5%
|
9
|
6
|
3
|
8
|
4
|
19(X)
|
47,5%
|
10
|
24
|
12
|
4(X)
|
______
|
______
|
10%
|
11
|
13(X)
|
4
|
23
|
______
|
______
|
32,5%
|
12
|
11
|
21
|
8(X)
|
0
|
______
|
20%
|
13
|
8
|
6
|
25(X)
|
0
|
1
|
62,5%
|
14
|
4(X)
|
19
|
1
|
16
|
______
|
10%
|
15
|
8(X)
|
27
|
5
|
______
|
______
|
20%
|
Calculando
a média geral da sala, o valor encontrado é de 7,475. Este resultado é
excelente se comparado com o primeiro teste onde a média ficou em 4,15, o
resultado quase chega a dobrar, entretanto ainda continua abaixo do esperado,
já que isto representa que a média da sala é de aproximadamente 50%. Este teste
também apresenta alguns fatos interessantes. Nas questões um (1) e dois (2) o
conceito para resolver é o mesmo, entretanto no primeiro teste quinze (15)
acertaram a questão 1 e 10 acertaram a questão 2, e o mais incrível é que no
segundo teste dezessete (17) alunos acertaram a questão 1 e 23 acertaram a
questão 2, ou seja duas questões que poderiam ser resolvidas da mesma maneira,
obteve-se melhorias diferentes. Fica claro também, que somente com estas três
aulas o aluno não é capaz de aprender alguns conceitos, como os referentes as
questões 8 e 9, no primeiro teste os alunos acertaram vinte e um (21) e sete
(7) respectivamente e no segundo teste eles acertaram vinte e três (23) e nove
(9) respectivamente, um aumento insignificante. Estas duas questões 8 e 9
também fazem parte de um outro fato interessante, comparando as questões 5,6,7
e 8 encontramos números de acertos muito acima da média, isto se explica por
quê todas elas poderão ser resolvidas pelo mesmo método, ou seja, considerando
o objeto e a fonte de luz pontuais, entretanto a questão 9 já não pode ser
resolvida desta maneia, e desta forma a porcentagem de acertos cai
espantosamente, ou seja, o conceito que envolve trajetória do raio de luz apresenta
grande dificuldade para os alunos e somente estas aulas não foram capaz de
sanar o problema.
Os
resultados não foram os esperados após as aulas, onde os alunos deveriam
confrontar, as suas ideias com os conceitos científicos. Entretanto ocorreu uma
grande melhoria a qual não podemos desprezar. Entretanto a anomalia que
apresentei acima, não poderia ficar sem uma resposta, com o intuito de
encontrar a resposta para estas questões resolvi fazer uma entrevista com dois
alunos e o resultado e conclusão para as minhas duvidas.
Nossa professor muito bom mesmo.Não sabiamos que o senhor utiliza os seus próprios alunos como cobaias de suas análises, porém, técnicas científicas não restringem às éticas profissionais.Mas foi uma excelente análise.Principalmente a evolução científica retrógrada dos alunos.
ResponderExcluirNão conseguimos entender como as pessoas esquecem tão rapidamente.Nós já sabiamos que existiam pesquisas que apontavam dificuldades em Física mas não pensava que os alunos esquecessem tão rapidamente.
Ass: Ismael e Israel Garcia
youtube vg
ResponderExcluiryoutube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube mp3 youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg. youtube vg.