RESULTADOS DOS TESTES
O
teste aplicado é composto de quinze questões de múltipla escolha como descrito
no na postagem anterior. O teste possui um número de alternativa variada com as
respostas mais comuns apresentadas por alunos do ensino médio. O teste foi
aplicado na primeira semana de setembro de 2012 em estudantes de 2º grau. Com
alunos que já haviam estudado óptica. O grupo é formado por uma turma de 40
alunos da E.E Toufic Joulian, Carapicuíba- SP. Com o objetivo de uma melhor
analise do teste considerei, 1 (um) para a resposta correta e (0) zero para a
resposta errada. Desta forma montei a seguinte tabela:
Questão
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
ACERTOS
|
1
|
3
|
0
|
15(X)
|
22
|
______
|
37,50%
|
2
|
10(X)
|
5
|
12
|
13
|
______
|
25%
|
3
|
13
|
10
|
8
|
9(X)
|
______
|
22,5%
|
4
|
25
|
10
|
3
|
2(X)
|
______
|
5%
|
5
|
1
|
4
|
27(X)
|
8
|
______
|
67,5%
|
6
|
7
|
22(X)
|
4
|
7
|
1
|
55%
|
7
|
9(X)
|
4
|
13
|
7
|
7
|
22,5%
|
8
|
12
|
4
|
3
|
21(X)
|
______
|
30%
|
9
|
12
|
6
|
12
|
3
|
7(X)
|
17,5%
|
10
|
23
|
14
|
3(X)
|
______
|
______
|
7,55%
|
11
|
7(X)
|
11
|
22
|
______
|
______
|
17,5%
|
12
|
15
|
10
|
10(X)
|
5
|
______
|
25%
|
13
|
13
|
5
|
17(X)
|
4
|
1
|
42,5%
|
14
|
4(X)
|
17
|
6
|
13
|
______
|
10%
|
15
|
1(X)
|
29
|
13
|
______
|
______
|
2,5%
|
As
respostas com um (X) são as consideradas certas, assim, pode-se notar nesta
primeira avaliação, que o aluno que tem uma formação tradicional não consegue desenvolver os conceitos
científicos, fica claro também, que ele
apresenta grande dificuldade, em entender alguns conceitos como os ligados ao
movimento retilíneo da luz a refração e também a reflexão. Outro fator
interessante, sobre o teste, é o fato do aluno se sair bem em testes que
envolvam alguns conceitos de óptica e outros testes que envolvam os mesmos
conceitos ele não se sair tão bem como no anterior, isto me leva a concluir que
ele considera muito a intuição para resolver alguns problemas.
O
resultado final desta primeira etapa do teste está entre o esperado, tendo uma
média de 4,15 ou seja, apesar de haverem algumas distorções os resultados são
muito parecidos com os encontrados no caderno catarinense, desta forma os
alunos apresentaram dificuldade em conceitos como: a maneira como se explica a
visão, usando o conceito errôneo de raios visuais; que a distância atingida
pela luz depende da intensidade; a dificuldade de entender que a luz se propaga
em linha reta e a dificuldade de lidar com a parte geométrica da luz, a
concepção de que a luz não é necessária para enxergarmos. E para enxergarmos é
necessário sair raios de luz olhos.
Depois
de realizar o primeiro teste e verificar que apesar dos alunos terem estudado
óptica e os principais conceitos envolvidos, continuam apresentando algumas
deficiências relativas aos conceitos alternativos.
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