segunda-feira, 24 de junho de 2013

Conceitos espontâneos

CONCEITOS ESPONTÂNEOS  
Outra parte importante da obra a se definir seriam os conceitos espontâneos, seus estudos e definições. Antes da década de 70 não é possível encontrar muitos estudos sobre este assunto, logo, antes disto não era dada muita importância ao erro e sim somente aos acertos, logicamente não estavam preocupados como as ideias que os alunos apresentavam, ou seja, a maneira em que chegava a um determinado resultado e somente se este resultado estava certo ou errado, está inquietação segundo Mortimer (1996), começa a ganhar destaque com Driver & Easley (1978), num artigo considerado como um marco desse movimento criticavam a excessiva ênfase ao desenvolvimento de estruturas lógicas subjacentes, o que teria levado Piaget a não dar importância à rica variedade de ideias apresentadas pelas crianças. Estas ideias podem ser verificadas, com uma criança, a partir do momento que começa a falar, a criança tem uma explicação para o mundo, e se muitas vezes ela faz uma pergunta, já é esperando uma determinada resposta que ela pode aceitar como verdadeira dependendo da fonte que lhe fornece a resposta.
Entretanto, estudos desenvolvidos por pesquisadores a partir de então, tem levado a conclusão que existem conceitos que são desenvolvidos pelos alunos que tem como origem o ambiente em que o aluno está inserido, e estes conceitos apresentam grande resistência a mudanças. Desta forma podemos definir as Concepções Espontâneas como conceitos desenvolvidos naturalmente pelo ser humano como o objetivo de explicar os fenômenos apresentados pela natureza, de tal forma que não tenham relação com o ensino formal, ou seja, são aprendidos com experiências diárias pessoais. Normalmente estes conceitos tem sua origem na infância, como dito antes, e são desenvolvidos de dentro para fora através de experiências e contatos com objetos ou situações do cotidiano. Logo se os Conceitos espontâneos tem sua origem em uma fase tão imatura e perdura por tanto tempo, a educação tem cometido falhas ao desenvolver na criança os conceitos científicos. Logicamente durante todo este tempo tem se desenvolvido estratégias de ensino com base nestes estudos. Desta forma podemos fazer a seguinte estruturação.


Logo objetivo desse trabalho, pode ser também em certo momento o contribuir para o entendimento do processo de mudança conceitual, de tal maneira como os estudantes enfrentam um desafio às suas concepções através da observação de um fato anômalo. Logo através deste trabalho, pesquisarei, como a aprendizagem influencia no conjunto de concepções dos alunos. Para isso pretendemos responder à seguinte questão: o que acontece quando o aluno é confrontado com uma observação que contraria as suas concepções ou teorias intuitivas, e como ele reage ao desafio que essa observação coloca ao seu modelo explicativo. Apresentando um modelo de mudança conceitual que, sendo simples e fácil de ser utilizado pelo professor em sala de aula, pode ser útil para a análise do processo das mudanças conceituais que os alunos realizam em interações de sala de aula.





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